Hoje vamos falar de um dos nossos maiores órgãos: a PELE. Sabia que se ela fosse esticada da cabeça aos pés, cobriria uma área de até dois metros quadrados? E que o seu peso constitui 16% do peso total do corpo humano? Pois bem, agora que o sabe, promete dar-lhe mais atenção e cuidá-la como merece? Para ajudá-la, vamos descobrir mais sobre a sua pele. Acompanhe-me!
- Os Queratinócitos produzem a queratina, essencial para manter a flexibilidade da pele;
Os Melanócitos sintetizam a melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento, que protege contra os efeitos da radiação solar;
A Derme é a camada intermédia composta por fibroblastos, células produtoras de fibras elásticas e de fibras de colagénio, além de pêlos, glândulas sebáceas, vasos e nervos.
A Hipoderme é a camada mais profunda e é um reservatório de gordura que serve de isolante térmico e protege os restantes órgãos dos golpes.
Sujeita às mais variadas agressões externas – raios solares, calor/frio, humidade, poluição, vento, etc – e internas – desequilibrios nutricionais, stress, oscilações hormonais, etc – a pele vai sofrendo inúmeras alterações com o passar do tempo. Começa por perder elasticidade, o tecido torna-se mais flácido e, pouco a pouco, vão aparecendo as rugas… Calma, não desespere! Embora o envelhecimento seja inevitável, está nas nossas mãos “desacelerar” este processo. Como? Adoptando hábitos de vida saudáveis e rituais de beleza essenciais, pode fazer os ponteiros do relógio andar mais devagar!
PS’: A pele em números:
- A sua espessura varia de 0,4 a 2 mílimetros;
- Regenera-se a cada três ou quatro semanas;
- Cada célula epitelial vive, no máximo, 30 dias;
- Um adulto perde cerca de 15 gramas de células epiteliais por dia;
- Há cerca de 17 glândulas sebáceas por centímetro quadrado de pele;
PS”: Ah, o primeiro lugar do top dos maiores órgãos do corpo humano é ocupado pelo intestino!