Qual é a sua?

Voltando ao tópico do post anterior, um dos factores que determina o modo como a nossa aparência envelhece é o nosso tipo de pele. Segundo a dermatologista americana Leslie Baumann, a pele deve ser classificada segundo o seu grau de hidratação (seca, normal, mista ou oleosa), sensibilidade (sensível ou resistente), pigmentação (pigmentada ou não-pigmentada) e tendência a enrugar (firme ou enrugada). Para tornar a sua tarefa mais simples, vamos reduzir as 16 categorias apresentadas pela Dra. Baumann para os quatro tipos de pele mais comuns. Analise as características de cada um e veja com qual se identifica mais.

Pele Normal – Macia, de textura aveludada, sem poros dilatados ou brilho excessivo. Não é seca nem oleosa, retém água na medida necessária para se hidratar naturalmente.

Pele Seca – Fina e opaca, áspera e sem brilho. Perde água facilmente e está mais sujeita às rugas e ao envelhecimento precoce. Irritadiça e frequentemente sensível ao sol, é muito comum nas pessoas de pele clara.

Pele Oleosa – É mais grossa, brilhante e com poros bem abertos e visíveis, devido à actividade excessiva das glândulas sebáceas. Apresenta marcas mais profundas na testa e sulcos da face e tem a vantagem de ter menos propensão para o aparecimento de rugas.

Pele Mista – Combina características da pele seca e da pele oleosa. É oleosa na chamada zona T (testa, nariz e queixo) e seca no resto do rosto.

Claro que não podemos alterar o tipo de pele com o qual nascemos, mas podemos adoptar hábitos e escolher produtos adequados às nossas necessidades. Se tem a pele seca, reforce a hidratação, aplicando cremes com texturas mais ricas e bebendo muita água; se tem a pele oleosa, não dispense uma boa limpeza duas vezes por dia e uma máscara de limpeza intensiva uma a duas vezes por semana; se tem a pele normal, limpe e tonifique a pele com fórmulas suaves e opte por um hidratante mais leve; se tem a pele mista, dê especial atenção à limpeza da zona T e não descure a hidratação das áreas mais secas… Seja qual fôr o seu caso, lembre-se sempre que o protector solar é o melhor anti-idade à face da terra!

O conselho do The Beauty And The Best é que opte por um conjunto composto por um leite ou gel de limpeza, um tónico e um creme ou loção hidratante.

O Sistema Hidratante da linha Essentials Artistry contém um leite de limpeza enriquecido com o complexo Moisture3 e com cereja de acerola; um tónico à base de óleo de onagra e de macadâmia, e um creme hidratante com SPF15.

O Sistema Equilibrante da linha Essentials Artistry contém um gel de limpeza com casca de salgueiro e gengibre; um tónico com extracto de raiz de burnet e ameixa kakadu, e uma loção hidratante formulada com o complexo Tri-Equilibrante e SPF15.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: